sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Navio a caminho do Ceará resgata pescadores à deriva em alto-mar

Pescadores do Pará estavam à deriva há três dias em alto-mar.

Depois de resgate, navio da Marinha atracou em Fortaleza nesta quinta.



Resgate foi feito por marinheiros quando pescadores estavam em alto-mar (Foto: Marinha/Divulgação)
Resgate foi feito por marinheiros quando pescadores estavam em alto-mar (Foto: Marinha/Divulgação)


















Depois de três dias à deriva, seis pescadores do Pará foram resgatados por um navio que voltava de uma missão na Jamaica para Fortaleza. A Fragata “Rademaker”, um navio de guerra modelo inglês, chegou a capital cearense nesta quinta-feira (18)  no Porto do Mucuripe. O resgate foi realizada na noite da segunda-feira (14) e durou três horas e meia.  Os homens relataram que viveram momentos de pânico depois que o motor do barco deles quebrou em alto-mar.
Os pescadores saíram de Bragança, no interior do Pará. Após cinco dias em alto-mar, o motor do barco pesqueiro deixou de funcionar a cerca de 100 milhas náuticas e a mais de 180 quilômetros da cidade de Salinópolis, também no Pará. Antônio Raimundo Tavares, afirma que nunca viveu uma experiência tão perigosa. “Seis tripulantes a bordo, no meio do nada, sem socorro.  A gente preocupado com a família em terra. Não tinha outra alternativa a não ser pensar, pensar como sairia dali”, conta o pescador há mais de 40 anos.
O contato foi feito com a Fragata Rademaker, que voltava da Jamaica de uma missão internacional, chamada Unitas, com 310 pessoas a bordo em direção a Fortaleza. Por volta das 19 horas, do dia 14 de outubro, os tripulantes ouviram um pedido de socorro pela frequência usada permanentemente nos navios. No momento do chamado, o navio estava a sete milhas náuticas do barco pesqueiro.
De acordo com os oficiais da fragata, as condições de mar e vento não eram favoráveis, com ondas de 1,5 a 2 metros e ventos com rajadas de até 30 nós, dificultaram a retirada dos tripulantes da embarcação. O primeiro foi resgatado pelo militar do navio especializado em natação de salvamento, mas os outros cinco tripulantes foram retirados com ajuda de um guincho.
Após o resgate, os pescadores foram examinados por médicos, receberam roupa, alimentação e ficaram alojados no navio. “A gente sempre tem fé em Deus. Ele nunca desampara a gente”, diz o pescador Felipe Dark. Depois da tensão, outro colega de barco pesqueiro já brinca. “Eu pensava que eles iam prender a gente na hora. Foi Deus que colocou eles ali”, diz Ribamar Pires.

FONTE G1.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE