quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Cresce oferta de vagas para cursos técnicos no Maranhão

Do G1 Maranhão:

A oferta de vagas para cursos técnicos no Maranhão cresceu 80% nos últimos três anos, a média hoje é de 140 mil pessoas formadas por ano em todo o Estado. E a grande vantagem para quem escolhe o curso técnico é a colocação rápida no mercado de trabalho.

“Nós acompanhamos as demandas de mão de obra de cada empreendimento e conversamos com o setor de formação, que é formado pelas diversas escolas técnicas, para que possam produzir a mão de obra que as empresas estão necessitando”, explicou Fernando Lima, coordenador do Maranhão Profissional.

Qualificação e inserção rápida no mercado de trabalho têm sido alguns dos motivos do crescimento da oferta de vagas no ensino técnico no Maranhão. O que tem motivado muitos estudantes a escolher uma formação técnica.

“Com o curso de informática, além de ter um mercado de trabalho promissor, nós também temos a possibilidade de atuar em várias áreas, porque já estamos todos inseridos na área de tecnologia”, disse Luís Gomes, estudante.

Emanuele Fonseca, de 15 anos, está certa que a escolha por um curso técnico vai abrir portas. “As pessoas vêem como algo a mais pra uma pessoa que ainda está no ensino médio. Você está fazendo um curso técnico, se capacitando para o mercado de trabalho ainda na adolescência. Isso ajuda bastante quando se vai arrumar um emprego”, declarou a estudante.

Prorrogadas

Por conta da greve dos bancários, o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma), um dos principais institutos de capacitação na área, adiou as inscrições que terminariam nesta quarta-feira (16) para a próxima (24).

Apenas nove mil pessoas conseguiram fazer o pagamento das inscrições até última data programada, sendo que o número esperado seria de 38 mil candidatos.

“As pessoas que já fizeram a inscrição que no boleto o vencimento consta como no dia 17 poderá pagar esse mesmo boleto até o dia 25. Então, não precisa voltar no sistema e nem fazer uma nova inscrição”, informou Mariceia Lima, diretora de educação do Ifma.

São 4.310 vagas oferecidas que devem ser distribuídas em 55 cursos. De 2010 até este ano, o Instituto Federal do Maranhão só atuava em São Luís, Imperatriz e Codó.  Agora, tem Campus e núcleos avançados de ensino em mais 16 cidades.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE