terça-feira, 2 de julho de 2013

Grupo Mateus fecha parceria com Fernando Fialho

Agricultores familiares da Ilha de São Luís terão seus produtos vendidos nos Supermercados Mateus. O acordo nesse sentido foi fechado, nesta segunda-feira (1o) durante reunião do secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, e o empresário Ilson Mateus.
“É uma medida de grande alcance que vai beneficiar a todos. O agricultor familiar vai dinamizar seus negócios, o consumidor terá acesso a frutas, verduras e hortaliças de qualidade produzidas no estado e o Grupo Mateus, com este apoio, garante mais crescimento ao Maranhão”, comemorou Fernando Fialho.
No encontro, Fialho apresentou ao empresário o projeto “Produzindo Mais, Comercializando Melhor”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes). A iniciativa é voltada para o incremento da produtividade dos agricultores familiares do Maranhão.
O empresário Ilson Mateus destacou experiências positivas nessa área executadas nos municípios de Balsas e Imperatriz. “Nesses locais, compramos os produtos dos agricultores familiares, fornecendo espaço para que eles possam fazer exposições para apresentar o fruto de seus trabalhos”.
Mateus adiantou que pretende criar uma área só para a comercialização de produtos regionais como o sapoti, caju, carambola, pequi, entre outros. “Acreditamos na força de trabalho dos maranhenses e na qualidade de suas produções”, assegurou.
O secretário Fernando Fialho informou ao empresário que, inicialmente, o projeto “Produzindo Mais, Comercializando Melhor” vai ser desenvolvido nos polos agrícolas de Cinturão Verde, Cassaco e Itapera, em São Luís; Tendal, Pindoba e Iguaíba, em Paço do Lumiar; Santa Maria, Matinha e Panaquatira, em São José de Ribamar; e Cumbique, Itapeua e Alto do Farol, em Raposa.
“Os polos foram selecionados porque nesses locais há uma produção significativa. A Sedes vai, agora, o incrementar e diversificar a produção dos agricultores familiares dessas localidades para que eles possam melhor gerir os seus negócios”. Ele frisou que serão criados espaços para os agricultores familiares e suas entidades organizativas comercializarem seus produtos diretamente para os consumidores, contribuindo para o desenvolvimento da Ilha de São Luís, a partir do apoio ao fortalecimento da gestão social e da comercialização dos produtos da agricultura familiar.
Apoio à produção
Serão também realizadas ações para o desenvolvimento da atividade de produção da hortifruticultura irrigada por intermédio de ações de inovações tecnológicas, de infraestrutura básica, aquisição de insumos, equipamentos e assistência técnica continuada, visando à melhoria socioeconômica dos agricultores familiares, reduzindo o índice da extrema pobreza na região e, consequentemente, no estado.
O secretário anunciou a reestruturação da Feira da Agricultura Familiar, no Bairro do João Paulo, em São Luís, e a instalação de cinco Salas de Qualificação de Produtos Vegetais nos polos agrícolas de Cinturão Verde, Cumbique, Panaquatira, Pindoba e Iguaiba.
Outra medida a ser adotada pela Sedes é a aquisição de veículos para realizar a logística de distribuição e desenvolver uma marca/selo para identificar que os produtos são oriundos da agricultura familiar, buscando maior visibilidade junto ao consumidor.
O secretário disse ainda que a Sedes vai instalar kit de irrigação pelo sistema de micro aspersão, implantar sistema de cultivo protegido (estufa); poço profundo com caixa d’água, serviços de reparos e reformas em instalações físicas e material de irrigação e insumos (adubos, fertilizantes, sementes e defensivos) nas comunidades.
“A nossa proposta é apoiar a diversificação da produção, manuseio adequado na fase pós colheita, incluindo processo de higienização, seleção e classificação, técnicas de carrego e descarrego, transporte em veículos apropriados, desenvolvimento de uma marca e uso de caixas plásticas adequadas”, afirmou Fialho.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE