sábado, 4 de maio de 2013

Amapá do Maranhão sediou mais um dos encontros do Conturi





Diretor-executivo do Conturi, Ronald Damasceno

No horário das 16 às 22 horas deste último dia 03 de maio (sexta-feira), no município de Amapá do Maranhão, distante à 505 km. de São Luís, aconteceu mais uma  das reuniões do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional  do Vale do Turi, o Conturi.


Nesta edição, os prefeitos integrantes cumpriram o compromisso de aproximação com o representante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), para discutir-se como pauta: formas de parceria, sobre o meio ambiente, a agricultura, a transferência de tecnologias e o desenvolvimento social para as cidades que compõe o bloco de cooperação intermunicipal. O chefe-geral 
da Unidade Cocais da EMBRAPA, Waldemício Sousa,  norteou suas explicações citando os meio de acesso aos recursos com a ajuda da instituição bem como dos critérios a serem seguidos no que cabe as exigências burocráticas, assim se pronunciou.


No que se refere a qualidade de transmissão de sinal de telefonia e internet, os prefeitos, além de trocar informações sobre os direito de acesso inclusive gratuito, acataram a parceria do Prefeito Marcelo com a empresa Aurisona, para ampliação da qualidade em cidades do litoral. Ronald apontou a "Cidade Digital" e  a já intencionada pretensão da empresa Oi em dobrar a potencialidade  de cobertura de sinal na região, sugerindo para para efeito de apressamento de resultados neste sentido, um consórcio com o Ministério das Telecomunicações.






Na ocasião, também estiveram presentes, Dra Lucinéia Nunes Leal, Chefe da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão – AGED, na Regional de Zé Doca, que propôs o interesse dos prefeitos pela produção de gado de corte na Região do Alto e Baixo Turi, que segundo suas informações vive um momento oportuno de exportação livre pelo Porto do Itaqui.

 Duas outras propostas de parcerias que certamente comoveram os prefeitos diz respeito a educação e à juventude. A primeira levada pelo Professor Júlio Alvarez, do Centro de Ensino Superior do Alto Turi ligado à UEMA e localizado em Zé Doca, que pediu uma parceria com as prefeituras consorciadas para que a unidade de ensino superior da região na venha a se desintegrar ou mudar-se para o município de Carutapera; e, o outro momento, foi protagonizado pelos representantes do Movimento Juvenil da Região do Alto Turi, os jovens João Costa e Rogério, que também pediram o apoio do Conturi para I Encontro da Juventude do Alto Turi, previsto para acontecer no segundo semestre deste ano.   

Feliz com o enriquecimento da parceria com o Conturi, o Prefeito de Amapá, CharlesLemos Alves, recém-integrante do Conturi, reafirmou o encaminhamento do termo de adesão ao consórcio a câmara de vereadores em seu município, impreterivelmente nesta segunda-feira, e disse ainda que estará presente nas próximas reuniões de seus pares, decidida para 1º de junho, a partir da 14 horas, na cidade de Boa Vista do Gurupi.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE