quarta-feira, 27 de março de 2013

Godofredo Viana esteve representado no Fórum Estadual sobre o Sistema Nacional de Cultura

  O Fórum Estadual sobre o Sistema Nacional de Cultura, aberto pelo governador em exercício Washington Luiz Oliveira e pela secretária de Cultura, Olga Simão, no Palácio Henrique de La Rocque, reuniu prefeitos, secretários, deputados e dirigentes culturais dos 217 municípios maranhenses.
“Para o Governo do Estado este é um momento de grande importância e significado para que nós possamos debater as políticas culturais do Maranhão. É importante que tenhamos o Conselho Estadual de Cultura e os conselhos municipais, que devemos estender por todos os municípios para que possamos discutir efetivamente políticas culturais que possam representar o pensamento e o sentimento do povo do nosso Estado”, declarou Washington Oliveira.
O conselho tem a finalidade de contribuir para a formulação da política estadual de cultura. A secretária Olga Simão destacou que o fórum se apresenta como uma importante oportunidade de administradores das prefeituras conhecerem o Sistema Nacional de Cultura. “Trataremos aqui de importantes temas colocando todas as ações da secretaria. A participação dos gestores municipais e conselheiros estaduais nesse processo de construção coletiva da política cultural é imprescindível para o fortalecimento da nossa cultura”, destacou a secretária.
A apresentação e os debates sobre o Sistema Nacional de Cultura foram conduzidos pelo chefe da representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura, Gilson Matias. O Sistema Nacional de Cultura (SNC) é um modelo de gestão criado pelo Ministério da Cultura (MinC) para estimular e integrar as políticas públicas culturais implantadas por governo, Estados e municípios. O objetivo do sistema é descentralizar e organizar o desenvolvimento cultural do país, para que todos os projetos tenham continuidade, mesmo com a alternância de governos.
O presidente da Federação Estadual dos Municípios (Famem) e prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim; o deputado estadual Roberto Costa e o representante da sociedade civil no Conselho, Paulo Aruanda, destacaram que o grande desafio hoje é conseguir o apoio necessário para a realização de ações culturais nos municípios.
Segundo eles, o Conselho terá um importante papel neste sentido. O deputado Roberto Costa destacou as ações do Governo do Estado nesta área. “Hoje, quero agradecer a governadora Roseana Sarney e a secretária Olga Simão pelo apoio que tem dado aos municípios maranhenses por meio da Lei de Incentivo a Cultura”, destacou o deputado.
Para Gil Cutrim, que falou em nome de todos os prefeitos presentes, a posse do conselho é uma política importante para fomentar ações nesta área. “Vamos propor a continuação dessa parceria com o governo, desburocratizando o processo para que possamos ter facilidade de acesso aos recursos públicos”, informou. “Nós temos uma cultura muito rica que precisa se cada vez mais fomentada”, completou. 
Entre outros Municipios,Godofredo Viana esteve presente e foi a unica cidade do Alto Turi a participar do evento. A pedido do Prefeito Marcelo Jorge Torres que enviou dois representantes do Governo Municipal
Elinelma Almeida (Coordenadora de Cultura) Neto Weba (Coordenador de Comunicação) que reforçaram  junto a Secretaria de Cultura -Olga Simão e também ao Governador em exercicio -Washington Luiz Oliveira,a parceria com os municipios denominados menores para que os mesmos recebam a mesma atenção quanto aos maiores.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE