quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A capital da mudança


Por Flávio Dino
 
No próximo sábado, iremos comemorar o quarto centenário de fundação de nossa querida capital. Lembraremos, acima de tudo, de quatro séculos de lutas de nossa São Luís. Primeiro foram os Tupinambás e sua reação contra as ocupações europeias; logo em seguida, a Revolta de Bequimão, dos irmãos Manuel e Tomás Beckman – uma das primeiras mobilizações sociais do Brasil colonial. E seguiram-se muitas batalhas, desde a luta cotidiana do nosso povo pela sobrevivência, até momentos especialmente invocados, como a greve de 51 e a greve de 79, fortes mobilizações contra oligarquias e ditaduras.
 
O cenário principal do filme da nossa história é o centro da nossa capital, reconhecido pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como um Patrimônio Cultural da Humanidade. Contudo, a beleza única desse cenário está se perdendo, por conta de tanto abandono. O centro precisa de soluções rápidas para renascer, por motivos econômicos – para estimular mais o comércio e o turismo – e para assegurar qualidade de vida para os ludovicenses.
 
Mas não é só o Centro Histórico de São Luís que clama por mudanças. Tantas outras áreas de nossa capital carecem de ações rápidas e eficazes do poder público. É o caso do saneamento, em que precisamos aproveitar os investimentos que o governo federal está oferecendo, por meio do PAC Saneamento da presidenta Dilma, para zerar o déficit de tratamento de esgoto. Infelizmente, as últimas gestões não souberam aproveitar a farta oferta de recursos federais, fazendo com que São Luís caísse para a vergonhosa 87ª posição em tratamento de esgoto no país, segundo ranking da ONG Trata Brasil.
 
E, assim, para todos os setores que voltarmos o nosso olhar, vamos encontrar coisas erradas, que podem e devem ser corrigidas. O que justifica crianças ficarem metade do ano sem aulas? Como suportar as horas e horas que hoje todos perdem no trânsito absolutamente caótico? Os que governam a cidade e o estado preferem investir em obras que pouco resolverão os problemas, servindo apenas de discurso eleitoreiro e de caminhos de má aplicação de recursos públicos.
 
Por não aceitar esse quadro, estou no time dos que veem São Luís como a capital da mudança. Mudança que priorize o planejamento sério, com a aplicação correta e transparente dos bilhões do orçamento da cidade. Mudança que ative as mais autênticas vocações da cidade, por exemplo as pertencentes ao campo da Economia Criativa. Ciência, tecnologia e cultura são essenciais para um projeto de real desenvolvimento, com oportunidades de trabalho para milhares de famílias. Uma rede da Economia Criativa, que envolva universidades, escolas, empresas e grupos culturais, é capaz de mudar a face de São Luís e melhorar os péssimos indicadores sociais, com os quais não podemos mais conviver.
 
Além disso, temos que implantar urgentemente programas que já funcionam bem em outras cidades, como o Bilhete Único de ônibus. Pagando apenas uma passagem, o cidadão pega quantos ônibus precisar em um determinado período de tempo, sem ter de passar pelo terminal. A solução já é usada, com sucesso total há cerca de 10 anos, na cidade de São Paulo. A ideia se desdobra agora no Bilhete Único Mensal, facilitando a vida do povo e barateando as passagens.
 
São soluções testadas e aprovadas em diversas cidades, o que comprova que, nesta capital, o que mais falta é vontade política dos governantes.
 
No início de 2012, no primeiro artigo que compartilhei com vocês aqui neste espaço, comentei sobre o aniversário de 400 anos de nossa São Luís, que agora se aproxima. Naquela época, dizia que tinha um sonho: “que daqui a poucos meses consigamos, coletivamente, ter um marco fundador de uma nova São Luís”. Tenho, a cada dia, a certeza de que este sonho está brotando dos corações de todos os ludovicenses. Isso é mais importante do que tudo: ousar sonhar, ousar vencer. Viva São Luís, a capital da mudança.
 
Flávio Dino, 43 anos, é presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), foi deputado federal e juiz federal.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE